Os meios e ferramentas para gerir, contabilizar e planejar os custos de produção, maquinário e estoques de fazendas.
Existem poucas divergências sobre a relevância do setor agrícola nacional, mas é unânime a ideia de que a gestão de custos é fundamental para garantir a manutenção e a evolução da produtividade no campo! Para entender todas as ações necessárias no gerenciamento eficiente dos recursos de uma lavoura, destacamos 3 pontos principais:
Boa parte dos gestores agrícolas ainda toma decisões condicionadas apenas pela sua experiência e disponibilidade de recursos financeiros, por isso a gestão de custos precisa
ser implantada de forma que os auxilie na tomada de decisões estratégicas, a fim de garantir
mais produtividade.
A função diz respeito à organização, interpretação e analise dos custos envolvidos na produção, como planos operacionais, estoques e atividades de distribuição. Mais que auxiliar o processo de planejamento, a contabilidade permite o controle total das operações, a determinação dos lucros e uma tomada assertiva de decisões.
Como qualquer plano de ações, o planejamento agrícola é essencial para fornecer os principais dados que guiam as operações no campo. Por meio dele, é possível definir os objetivos e as ações necessárias para alcançá-los, além de sua periodicidade e meios de implementação.